ANEMIA
A anemia é definida por valores de hemoglobina (Hb) no sangue abaixo do normal para idade e género. É um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de um quarto da população do planeta.
COMO SABE SE TEM ANEMIA? De acordo com os padrões de diagnóstico da OMS, a anemia é leve a moderada, consoante os valores de Hemoglobina (medidos numa recolha de sangue) – foto em anexo.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA ANEMIA? • Baixa produção de hemácias; • Elevada destruição de hemácias pelo organismo; • Perda de hemácias e ferro através de sangramentos.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ANEMIA? Fraqueza, cefaleia (dores de cabeça), irritabilidade, tonturas, palidez, distúrbios do sono e/ou apetite, perturbações na concentração, hipotensão arterial (tensões baixas), taquicardia (Ritmo cardíaco acelerado) e unhas quebradiças.
COMO POSSO ATENUAR/RESOLVER A ANEMIA ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO?
👉Aumente o consumo de alimentos ricos em ferro da sua alimentação (presente em alimentos de origem vegetal – ferro não heme - ou animal – ferro heme. O seu organismo não absorver da mesma forma as diferentes fontes de ferro. O nosso organismo absorve 14-18% do ferro heme (de origem animal), enquanto que nas dietas vegan, onde só são consumidos alimentos. Os alimentos ricos em ferro (heme e não heme) estão listados numa das fotos deste post.
👉 Verifique os valores de vitamina B12 e ácido fólico! A produção de glóbulos vermelhos depende destas vitaminas. Uma vez que a vitamina B12 encontra-se em alimentos de origem animal (carne, ovos, marisco, peixe), os vegan/vegetarianos (que restringem esses alimentos) apresentam défices de vitamina B12, sendo imprescindível a suplementação adequada de vitamina B12. O ácido fólico está presente, sobretudo, em vegetais (brócolos, couve de bruxelas, espargos, cereais de pequeno almoço fortificados, gérmen de trigo…).
👉Nas refeições principais inclua alimentos ricos em vitamina C (uma vez que a vitamina C ajuda na absorção do ferro, tornando-o mais disponível). Uma dica que dou muito é temperar as saladas/carnes/peixe com sumo de limão, consumir legumes ricos em vitamina C às refeições (ex: brócolos, pimentos, couve de Bruxelas, couve flor, couves, acelgas, espinafres),…
👉Por último e não menos importante, evite o consumo de cafeína, chocolate, cerveja e láteos (queijo, leite e derivados láteos como natas,…), uma vez que estes alimentos diminuem a absorção de ferro.
Comentários