FODMAP: sigla para Oligosacarideos, Dissacarideos, Monossacarideos e Poliois Fermentáveis), isto é, hidratos de carbono fermentáveis, que se encontram em muitos alimentos e que são dificilmente absorvidos pelo intestinal delgado, produzindo gases e os sintomas acima citados.
O protocolo FODMAP's é bastante utilizado no tratamento de alergias e hipersensibilidades alimentares, quando estão presentes sintomas como a distensão abdominal, obstipação, flatulência, fadiga, diminuição da energia e do rendimento ao longo do dia, queda na imunidade, dermatite, queda acentuada de cabelo, entre outros.
Na prática: com este protocolo alguns hidratos de carbono são retirados da alimentação, outros são consumidos em modestas quantidades, enquanto outros têm o seu consumo liberado.
Alho e cebola, usados em quase todos os pratos tradicionais portugueses são excluídos, assim como os queijos brancos, cajus, produtos com glúten, ...
Trata-se de um plano restritivo de 2 meses... após esse período, inicia-se a introdução de alimentos no plano, pouco a pouco, fazendo a observação e avaliação dos sintomas.
Veja o ebook que explica muito bem todo o protocolo FODMAP na loja deste site.
Comments