A forma mais eficaz de ter um intestino saudável é através da mudança de um estilo de vida saudável. O que se sabe até agora?
- O intestino influencia e muito a sua saúde: desde a sua imunidade, o seu apetite e o seu metabolismo.
- Drogas, antibióticos, pesticidas e alguns aditivos alimentares têm efeitos nefastos na saúde do seu intestino.
- O consumo de fibra (através de frutas, vegetais, cereais integrais) está associado à diminuição do risco de incidência de diabetes e obesidade.
- A ingestão de adoçantes e emulsificantes apresentam um efeito negativo na saúde intestinal (p.ex.: o uso de sucralose, aspartame e sacarina tem vindo a ser associado a uma desregulação no balanço e na diversidade do microbiota);
- Os probióticos são bactérias vivas e leveduras que apresentam benefícios para a saúde humana. Estão presentes em iogurtes e suplementos alimentares. Já os prebióticos são substratos "bons" para as bactérias do nosso intestino (ex: cevada, aveia, trigo, bananas, cebolas, alho, alho-francês, mel, alcachofras, entre outros). Os Simbióticos são a mistura dos prebióticos e probióticos.
-- Existem benefícios comprovados do uso de probióticos na prevenção de diarreias, infeções do trato respiratório, eczema e redução dos níveis de proteína C reativa em pessoas com diabetes mellitus tipo 2.
-- O consumo de fibra e prebióticos reduzem o risco de doença cardiovascular e diabetes tipo 2.
--O consumo elevado de polifenóis (presentes no chá, café, frutos vermelhos, vegetais (azeitonas, espargos, alcachofra,...) melhora a saúde (reduzindo os marcadores de risco cardiovascular).
Referência: Role of gut microbiota in Nutrition and Health.BMJ-2018.
Comments