A manteiga é um produto alimentício derivada do leite, obtida através do batimento do leite (nata), sendo, por isso, rico em gorduras saturadas (que estão associadas a doenças cardiovasculares) e colesterol. Em contrapartida, a margarina é um produto vegetal, constituída por gorduras insaturadas, mas que no processo de conversão de óleos para cremes vegetais (hidrogenação -transformação de um produto liquido (óleos) num produto semissólido), formam-se em gorduras saturadas e trans (associadas ao aumento do colesterol “mau” e à diminuição do colesterol bom “HDL”, bem como ao aumento do risco de aterosclerose e doença cardiovascular).
Então, devo evitar a manteiga? Evitar a margarina? Evitar as duas?
A manteiga é, um produto alimentar mais natural face à margarina (produto altamente industrializado), contêm vitamina A e E; enquanto que a margarina e constituída por óleos vegetais, água, sal, ingredientes láteos e químicos sintéticos (basta ler a lista de ingredientes de uma manteiga vs. Margarina para perceber que a lista de ingredientes da margarina é bem, bem extensa).
Como nutricionista, eu prefiro aconselhar a utilização da manteiga (em pequenas quantidades), mas melhor ainda será a sua substituição por azeite (experimente azeite com tomate e orégãos), manteiga de amêndoa/caju, queijo fresco ou requeijão.
Comentarios