Depois do treino, o seu corpo precisa de substrato para recuperar e gerar as adaptações necessárias para conseguir os resultados que tanto procura - seja aumento de massa muscular, aumento da performance desportiva ou perda de gordura.
E porque é importante ter cuidado com o que irá consumir depois do treino? Porque irá ajudar a:
- recuperação muscular;
- reposição de glicogénio;
- sinalizar a insulina para promover o anabolismo (aplicável em alguns casos)
Mas claro que o pós-treino ideal para si depende:
- do tipo de treino;
- da duração do treino;
- do seu objetivo.
O deve consumir no pós-treino?
PROTEÍNA:
↪️importante na recuperação muscular; reparação de microlesões provocadas no músculo durante o treino e para estimular a síntese proteica (fundamental para que a pessoa não perca massa muscular ao emagrecer e/ou aumente a sua massa muscular).
exemplos de alimentos ricos em proteína: (carne/ peixe/ ovos/ lacticínios).
HIDRATOS DE CARBONO:
👉🏻Para pessoas que querem emagrecer/manter o seu peso corporal, que treinam esporadicamente, opte por consumir hidratos de carbono ricos em antioxidantes e vitaminas, de absorção lenta/moderada como por exemplo, frutos vermelhos + aveia; brócolos + arroz;...
👉🏻Em casos de aumento de massa muscular, aumento da performance, treinos muito intensos e longos ou se o tempo até ao próximo treino for reduzido (inferior a 4 horas), poderá ser útil incluir hidratos de carbono de absorção rápida como: maltodextrina, palatinose, dextrose, waxy maise,,, ...
Em jeito de conclusão: tente fazer a refeição pós-treino 30-60 minutos após o treino, privilegiando sempre os alimentos nutritivos ricos em vitaminas e nutrientes. Exemplos:
📍carne/peixe (sem gorduras) + batatas/arroz/massa + hortícolas;
📍ovos (claras) + flocos de aveia + frutos vermelhos;
📍1 copo de leite magro/queijo fresco magro/iogurte magro + 1 banana.
🌟Como diria o professor Doutor Vitor Hugo Teixeira "quem não come a seguir ao treino, não completou o treino".
Comments