A creatina é talvez dos suplementos mais estudados cientificamente e dos poucos que apresenta comprovação científica.
O que é a creatina? A creatina é um composto de aminoácido que ajuda na manutenção da energia nas célula (ATP). A creatina encontra-se principalmente no músculo, sendo produzida pelo organismo a partir da dieta – nomeadamente carne vermelha e peixes (os vegetarianos apresentam por isto mesmo níveis reduzidos de creatina).
A creatina funciona?
Sim
Quais são os efeitos da creatina? O que faz?
• melhora a performance; • aumenta a massa muscular/força; • auxilia na recuperação pós-treino e termogénese; • melhora o sistema imunitário • é barata, segura e eficaz • Tem demonstrado efeitos muito positivos em Doenças de Huntington, Parkinson, Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
A creatina faz mal aos rins? Um “mal entendido” muito popular no mundo do desporto é o da creatina provocar “dano renal” mas vamos lá esclarecer …
Ao Ingerir creatina na forma de suplemento, aumentará os níveis de CREATININA (que é diferente de creatina) e sim, a creatinina é um dos marcadores clínicos para a avaliação renal mas quando os médicos estão a avaliar este parâmetro olham para a creatinina mas também para a microalbuminúria, entre outros e é a elevação dos restantes marcadores juntamente com a creatinina que comprovam dano renal.
Qual é o horário ideal para tomar? Idealmente na refeição antes ou após o treino.
Que tipo de creatina tomar?
A creatina monohidratada é das mais estudadas, apresenta uma boa eficácia e é barata.
Qual dosagem tomar?
0,03g/kg creatina/dia (fases de carga: 0,3kg creatina monohidratada/dia, durante 4-5 dias, repartida em 4 refeições para evitar efeitos secundários)
Espero que tenha aprendido um pouco sobre este suplemento tão seguro e eficaz!
MAS NUNCA É DEMAIS LEMBRAR-LHE DA IMPORTÂNCIA DE FALAR COM UM MÉDICO/NUTRICIONISTA ANTES DE INICIAR A SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA.
Bons treinos!
Comments