Na sua semana, quantas vezes diz para si mesmo “é só hoje?”.
De semana em semana, de mês em mês, apercebo-me que existem muitas vezes este tipo de pensamentos na vida das pessoas. Quantas pessoas não conseguem emagrecer apesar de referirem comer muito pouco e de estarem a cumprir o programa alimentar? Um “só hoje”, poderá ser um grande gatilho… pode ser uma francesinha no sábado, uma sangria no domingo, um pastel de nata com um cappuccino na segunda, uns salgadinhos na terça acompanhados com uma fatia de bolo de aniversário da prima (afinal era um aniversário, um dia especial), um pastel de nata na quarta, 6 pedaços de chocolate na quinta (porque ver televisão depois do jantar no sofá dá muita vontade de comer), uma pizza com extra queijo na sexta (afinal há que estar com os amigos e desfrutar) e uma fatia de bolo brigadeiro no sábado (é impossível resistir ao bolo acabadinho de fazer pela avó). … Quando se apercebe, numa semana, não só não conseguiu emagrecer como fico por vezes admirada se não engordou.
Por este motivo, eu tenho uma folha que entrego algumas vezes em consulta onde peço para anotar todos os dias em que consome fritos/ ingere álcool /come doces… mas uma forma muito prática de o fazer é obter um calendário mensal e riscar com um marcador colorido todos os dias em que faz uma exceção alimentar (e tente que os dias não pintados sejam muito superiores aos dias pintados).
Não sou a favor de restrições desmedidas mas sou defensora da alimentação saudável, onde os legumes e frutas são a base, onde a proteína deverá ser fracionada entre refeições, onde existem gorduras saudáveis, … onde a água e os chás não escasseiam.
Estabeleça uma rotina saudável para si, e quando lhe apetecer uma bela francesinha então coma, desfrute e saboreie cada garfada, sem receio ou culpa. Quando terminar, volte para a sua alimentação, para a sua rotina.
Experimente a estratégia do calendário … muita coisa pode mudar!
Comentarios